PRÉVIAS E PÓS-COMEMOFRA

Trabalho  Preparatório

 

O Trabalho Preparatório visa a continuidade do ciclo da COMEMOFRA durante todo o ano, ampliando as reflexões e práticas para além do período do encontro. É composto por atividades propostas para os três públicos atendidos pela CIJ (Infância, Adolescência e Juventude) a serem realizadas entre Agosto e Fevereiro nas regiões fraternas, coordenadas pelos Representantes Regionais (ou Colegiado). As atividades são inspiradas no tema do Ciclo vigente (tema da comemofra) e têm foco na confraternização, estudo e trabalho. É realizado pelos fraternistas de cada região e não tem um modelo estático, sendo alterado anualmente de acordo com o tema da próxima COMEMOFRA. O trabalho preparatório é de responsabilidade da coordenação da CIJ e para ser elaborado conta com o trabalho das comissões pedagógicas das áreas de infância à juventude.

Conteúdo dos Encontros

 

As atividades de estudo e integração são adaptadas das comissões pedagógicas da COMEMOFRA. Na Pós, o tema da COMEMOFRA anterior é utilizado, enquanto na Prévia o tema em questão é o da COMEMOFRA subsequente. Em relação a música, uma comissão é montada e músicas do Movimento em geral são tocadas. É sugerido que haja uma atividade noturna (quando em um encontro de dois dias) com finalidade lúdica e reflexiva desenvolvida pela própria região que realiza o encontro.

Organização

 

As atividades pedagógicas ficam a cargo da organização dos Representantes Regionais, que delegam e organizam comissões de trabalho juntamente com as mocidades ativas da região, são pessoas para aplicação das atividades (comissões de música, estudos e integração) e suporte estrutural do encontro (alimentação, secretaria, limpeza e AME). As comissões não precisam ser necessariamente as mesmas da COMEMOFRA. O objetivo é organizar pessoas interessadas em auxiliar na aplicação das atividades e na parte de apoio do encontro.

Proposta

 

Encontro de confraternização e estudos de jovens e adolescentes dos GFE's, realizando a aproximação com mocidades e pré-mocidades de outros grupos e federativas do movimento espirita, fazendo com que tanto o público que participou do encontro Comemofra, como jovens que não puderam ir, possam participar de uma integração com outros jovens em um evento local. Esses encontros poderão ser realizados em conjunto com Encontros Regionais, para isso deverão ser planejados em conjunto com o colegiado regional, havendo atividades especificas para cada público. Poderm ser planejadas atividades para infância e adultos.