COMEMOFRA

O que é a Comemofra?

 

COnfraternização das Mocidades Espíritas do MOvimento da FRAternidade

 

É uma confraternização anual, que já está em sua 27ª edição, reunindo as mocidades espíritas do Movimento da Fraternidade, outros jovens do movimento espírita e moradores e estudantes da Cidade da Fraternidade e Comunidade Silvio Rodrigues e tem os seguintes objetivos:

 

  1. Integrar os jovens do movimento da fraternidade;

  2. Divulgar e refletir o evangelho sob a luz da doutrina espírita;

  3. Fortalecer as mocidades espíritas, propiciando através do encontro um intercâmbio fraterno para a troca de experiências;

  4. Sensibilizar o jovem para os ensinamentos cristãos;

  5. Conhecer o local e se aproximar da vida na Cidade da Fraternidade e Comunidade Silvio Rodrigues.

Do início ao fim!

 

O encontro começa com a chegada de todas as regiões fraternas participantes, a abertura é realizada no Sábado de Carnaval no período da noite e finaliza no almoço de terça-feira de carnaval. Durante o encontro ocorrem atividades de confraternização, estudos, música, muita amizade, diversão e trabalho. No percurso de volta todos os ônibus das regiões realizam a parada na cidade de Luziânia, onde nos despedimos com a apresentação das paródias realizadas por cada região sobre o que aconteceu no encontro.

Onde fica e o que é a Crifrater?

 

O propósito da Cidade da Fraternidade – CIFRATER é reviver o Cristianismo em sua pureza. A CIFRATER, elo comum na forma de serviço cristão entre os seguidores do Movimento da Fraternidade, é vista pela Espiritualidade como um campo de experimentação social e seara de vivência cristã-espírita, para o surgimento da nova personalidade humana estruturada a partir do cultivo do Evangelho.

 

A Cidade da Fraternidade, fundada em 20/12/1963, está situada no Município de Alto Paraíso – Estado de Goiás, a 213 quilômetros de Brasília. A CIFRATER, obra comum dos Grupos da Fraternidade, é ensaio de obra social com alcance espiritual, modelo de comunidade cristã para o 3º milênio, e planejada para abrigar criaturas com primazia para os desamparados, além de servir ao próximo sem os aguilhões dos laços da consangüinidade. O moradores da CIFRATER (Cifrateros) são pessoas provenientes dos Grupos da Fraternidade e por estes indicados.

 

Dada a importância da CIFRATER na consecução dos projetos do Alto, tendo em vista que ali se excuta antecipadamente uma nova sociedade, exemplo para a construção do amanhã, a OSCAL entende que é fundamental o envolvimento do maior número possível de fraternistas com a Cidade e sua destinação cristã. Por isso, a OSCAL se empenha tanto em incentivar as Regiões Fraternas a criar suas Caravanas regulares à CIFRATER.

Quem coordena tudo isso?

 

Toda essa organização serve para dividir as responsabilidades, de modo que os trabalhos atinjam suas metas. A responsabilidade da CIJ é coordenar os trabalhos do Ciclo Comemofra nas regiões que inclui os encontros anuais, o principal deles é a COMEMOFRA. A CIJ é composta pela:

 

  • Coordenação de Ação Espírita do Conselho administrativo da OSCAL (Organização social espírita André Luiz);

  • Coordenação de Infância a Juventude através das coordenações CC (Coordenação de Comemofra), CI (Coordenação de Infância), CA (Coordenação de Adolescência) e CJ (Coordenação da Juventude);

  • Representantes Regionais (das regiões e áreas) e Comissões de Trabalho.

O que são Grupos de Trabalho?

 

Os grupos de trabalho são uma proposta de atividades que passou a fazer parte do encontro em 2013. Os GTs (como são chamados) tem por objetivo desenvolver um trabalho mais prático, alinhado com o tema do encontro, estudos e integrações desenvolvidas. Busca também intensificar o elo e a relação do encontro e dos participantes com os moradores e com o local. Tem por finalidade intensificar o contato, o diálogo e a troca entre comunidade do núcleo entorno da Cifrater e jovens de outras regiões (público total do encontro).

Comissões e o que esperar delas...

 

A primeira Comemofra foi em 1990 e ocorreu na Semana Santa. Era um desafio chegar onde estamos. Após alguns anos de trabalho com os jovens e do sucesso contínuo, percebemos a necessidade de criar equipes para atender os adolescentes do MOFRA e da região da Cifrater e, também, de montar equipes para atender as crianças da Cifrater, que começavam a participar do encontro.

 

Em decorrência do desenvolvimento do trabalho, percebemos que era preciso melhorar o atendimento a cada uma dessas faixas etárias. Então, para administrar tudo isso, desenvolveu-se na Comemofra uma Coordenação da Juventude, uma da Adolescência e uma da Infância, além da CAP (Coordenação de Núcleo de Apoio), que cuida de toda infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades dos três ciclos.

 

Em 2012, além de atender a esses três públicos, iniciou-se um trabalho destinado à Família, para o público adulto, sob responsabilidade da CADU – Coordenação de Adultos. Ao todo, somos aproximadamente 100 (cem) trabalhadores, distribuídos em diversas funções, mas que faz o encontro acontecer de fato, são os CONFRATERNISTAS. É uma grande oportunidade de trabalho para todos nós! Portanto, vamos aproveitá-la, dando o melhor em cada atividade.

 

São as próprias Regiões Fraternas que compõem e custeiam as comissões de trabalho e, assim, levam os resultados de seus esforços durante o ano, para a COMEMOFRA. O objetivo desse esforço das Regiões é diminuir o custo da inscrição para o confraternista, pois a presença de vocês é muito importante!

Comissão de Apoio

Comissões de Apoio são comissões que cuidam da infraestrutura do encontro, como: limpeza, preparar os alimentos, preparar a CIFRATER para o encontro e dar uma mão nos problemas técnicos que acontecerem durante a Comemofra. São as seguintes:

Comissão de Alimentação

Fornecer uma alimentação saudável e de qualidade para os participantes do encontro é o seu papel.

Comissão de Limpeza

Deve organizar, manter limpo e agradável o ambiente físico da CIFRATER.

Serviços Gerais

Dar suporte as comissões de base, pedagógicas e manutenção ao ambiente físico.

Apoio Médico Espiritual

Realiza assistência médica e espiritual quando necessária, e vibra espiritualmente pela harmonia do evento.

Comissão de Apoio  Pedagógico

Orientar e coordenar as atividades relativas à elaboração e aplicação do conteúdo didático-pedagógico, oferecido na COMEMOFRA. São as comissões:

Comissão de Música

Compor, selecionar e apresentar na COMEMOFRA músicas de cunho espírita e/ou espiritualizante.

Comissão de Integração

Desenvolve atividades integrativas e artísticas, integradas com o programa de estudos.

Comissão de Estudos

Elabora, organiza e detalha estudos a serem desenvolvidos no evento, buscando estar atenta ao Evangelho.

Coordenações

Coordenação de Juventude - CJ | Coordenação de Adolescência - CA | Coordenação de Infância – CI